As formas para recuperar o cabelo dos danos externos são eficientes, porém para alcançar bons resultados, é muito importante entender o tipo de dano que os fios sofreram como a descoloração, alisamento e outros.
Além disso, reviver o cabelo danificado pode ser uma tarefa difícil, esses danos incluem pontas duplas, embaraçamento, cabelos opacos e ásperos, frizz, perda de cabelo e quebra de cabelo.
O cabelo danificado ocorre quando as cutículas externas do cabelo são levantadas para expor o córtex capilar (a camada interna), afetando a integridade estrutural do cabelo.
O haste capilar tem três camadas: medula (a parte mais interna), córtex (a segunda camada que contém fibras de queratina e melanina) e cutícula (a camada externa composta por células mortas e sobrepostas).
O que são danos externos ao cabelo:
Os danos ao cabelo é mais do que apenas pontas duplas, os fios danificados desenvolvem rachaduras na camada externa (cutícula).
Uma vez que a cutícula se levanta (abre), seu cabelo corre o risco de mais danos e quebra, também pode parecer opaco ou crespo e ser difícil de gerenciar.
Além disso, o excesso de estilo, a exposição ao calor, o processamento químico e outros hábitos podem remover a umidade e os óleos naturais do cabelo, o que pode resultar em cabelos danificados.
Em alguns casos, o dano ao cabelo pode ser devido a uma condição médica.
Causas dos danos externos ao cabelo:
Os danos e a quebra do cabelo tendem a acontecer quando uma pessoa expõe o cabelo a condições adversas ou práticas de excesso de estilo.
Essas práticas incluem:
– Uso de ferramentas de estilo aquecidas, como secadores de cabelo, chapinhas ou pentes quentes;
– Processamento químico, incluindo permanentes, coloração e branqueamento;
– Exposição excessiva ao sol e produtos químicos da piscina;
– Corte de cabelo pouco frequente;
– Falta de condicionamento;
– Escovar com muita frequência;
Em alguns casos, as condições médicas também podem danificar o cabelo são:
Desnutrição:
De acordo com pesquisas de 2015 , a saúde nutricional de uma pessoa está ligada à qualidade de seu cabelo.
Além disso, as vitamina A e vitamina B-12, folato, selênio e ferro podem afetar a qualidade do cabelo.
Hormônios:
Os desequilíbrios hormonais podem fazer com que o cabelo de uma pessoa fique fino ou fraco.
Tanto a síndrome dos ovários policísticos (SOP) quanto a menopausa podem fazer com que o cabelo de uma pessoa fique mais fino.
Doença da tireoide:
O hipotireoidismo, que ocorre quando a tireoide é incapaz de produzir hormônios tireoidianos suficientes, pode causar queda de cabelo.
Doenças autoimunes:
As doenças autoimunes do tecido conjuntivo, como lúpus e esclerodermia, podem fazer com que o cabelo de uma pessoa fique frágil e fino.
O que acontece com o cabelo quando está danificado?
Os danos ao cabelo podem ocorrer de várias maneiras.
O cabelo é poroso, mas uma membrana revestida de lipídios impede que fique encharcado.
Além disso, quando uma pessoa retira do cabelo os óleos naturais e a umidade, também causa a perda dessa camada lipídica, fazendo com que o cabelo fique extremamente poroso.
Hábitos de higiene, tratamentos químicos e exposição ambiental também podem causar desgaste da haste capilar e alterar a textura do cabelo. Isso leva à quebra.
Quando o cabelo está muito danificado, a cutícula externa se levanta e fica desgastada, e as células sobrepostas não ficam mais planas.
Isso pode fazer com que o eixo do cabelo fique frágil e propenso a rachar e quebrar.
Tipos de danos externos ao cabelo:
Pontas duplas:
As pontas do cabelo são divididas em duas ou mais cabeças, e o eixo parece áspero ao toque. Isso acontece quando o cabelo é despojado de seus óleos naturais.
Danos por calor:
O uso de ferramentas de modelagem de calor (chapa de cachos ou chapinha, secador de cabelo) pode fritar o cabelo à medida que o calor abre as cutículas.
Cabelos opacos e secos:
O cabelo com falta de umidade tem uma aparência seca e sem brilho à medida que as cutículas são levantadas.
Além disso, deficiências nutricionais e condições médicas também podem causar cabelos sem brilho que tendem a se emaranhar facilmente.
Afinamento ou queda de cabelo:
O uso de produtos agressivos, práticas erradas de cuidados com o cabelo, desnutrição e condições médicas, como perda de peso rápida ou desequilíbrio hormonal, podem causar queda e queda de cabelo.
Dano ambiental:
A umidade extrema e o vento podem causar cabelos rebeldes e crespos, o clima frio pode causar eletricidade estática e danificar as cutículas e causar frizz.
Danos químicos:
Tratamentos como permanente, reconstrução capilar, alisamento permanente podem alterar a estrutura interna do cabelo.
Além disso, o processamento excessivo pode deixar o cabelo seco, poroso, quebradiço e frágil.
Danos de cores:
As cores do cabelo podem conter peróxido de hidrogênio (agente clareador) e amônia que abrem as cutículas do cabelo e afetam a estrutura do cabelo.
Formas para recuperar o cabelo dos danos externos:
Condicionamento:
Os condicionadores de uso diário contêm substâncias lubrificantes e antiestáticas.
Eles também lubrificam as cutículas do cabelo e ajudam a evitar que o cabelo absorva muita água.
Condicionamento profundo:
Uma pessoa também pode usar tratamentos condicionadores leave-in.
Os produtos variam, mas alguns relatos sugerem que uma pessoa deve deixar um condicionador profundo no cabelo por20-30 minutos.
Além disso, o condicionamento profundo ajuda a suavizar e selar as cutículas do cabelo, permitindo que elas mantenham o equilíbrio da umidade.
Esmalte de cabelo:
O esmalte capilar reveste e sela cada fio de cabelo, alisando as cutículas de maneira semelhante a um condicionador.
Proteção contra o calor:
O calor ultravioleta podem danificar o cabelo, pois o sol pode danificar o cabelo, reduzindo a proteína e a força de ligação da fibra capilar.
Por esta razão, isso torna o cabelo fraco, seco e quebradiço, portanto, deve usar chapéu ou aplicar um produto protetor UV.
Aplicação de óleo no cabelo:
A aplicação de certos óleos pode ajudar a condicionar o cabelo de uma pessoa.
Os óleos podem ajudar a evitar mais danos, eles podem penetrar no cabelo e ajudar a reduzir a quantidade de água que o cabelo absorve.
Isso pode reduzir o inchaço e a secagem repetidos que causam danos ao cabelo.
Além disso, os óleos também podem preencher as lacunas que ocorrem entre as cutículas e proteger o cabelo de substâncias agressivas e proporcionar lubrificação da haste.
O óleo de coco pode reduzir a perda de proteína para cabelos não danificados e danificados.
Ele também é melhor do que os óleos vegetais devido ao seu baixo peso molecular, o que significa que é mais fácil entrar na haste do cabelo.
Por outro lado, o azeite extra virgem e o óleo de coco podem proteger os folículos capilares do calor, restaurando a umidade do cabelo.
O óleo de hortelã-pimenta também pode ajudar a manter o cabelo saudável.
Boa nutrição:
Vitaminas e nutrientes são essenciais para o crescimento e brilho do cabelo saudável.
Além disso, uma dieta que carece de vitaminas, minerais, ácidos graxos essenciais e proteínas pode levar a anormalidades estruturais do cabelo e perda de cabelo.
As pessoas devem consumir uma dieta equilibrada que contenha uma variedade de produtos, incluindo proteínas, frutas, vegetais, grãos e gorduras saudáveis.
Lave o cabelo de acordo com o tipo de cabelo:
Se uma pessoa tem cabelos oleosos, pode ser necessário lavá-los diariamente. Se uma pessoa tem o cabelo seco devido à idade ou a tratamentos químicos, deve lavá-lo com menos frequência.
Use shampoo corretamente:
As pessoas devem aplicar shampoo principalmente no couro cabeludo e não no cabelo.
Escolha os produtos com cuidado:
Uma pessoa deve escolher produtos capilares adequados ao seu tipo de cabelo.
Por esta razão é importante observar os rótulos dos produtos capilares de preferencia.
Proteja o cabelo de produtos químicos e substâncias agressivas:
Uma pessoa deve usar uma touca de natação ao nadar para proteger o cabelo de produtos químicos como o cloro.
Além disso, é importante abaixar a temperatura em suas ferramentas ou reduzir o uso das ferramentas quentes.
Pois o calor causa danos ao cabelos como secura, pontas duplas e frizz.
Manuseie o cabelo molhado com cuidado:
Qualquer cabelo fica mais vulnerável quando está molhado, e o potencial de danos realmente acelera se o seu cabelo molhado for fino, encaracolado ou frágil.
Portanto, manuseie com cuidado e nunca tente passar uma escova pelo cabelo molhado, a menos que seja uma escova projetada especificamente para a tarefa.
Além disso, a maioria dos profissionais recomenda usar um pente de dentes largos para desembaraçar.
Ao sair do chuveiro, pule a fricção vigorosa. Em vez disso, seque suavemente o cabelo com uma toalha felpuda ou, melhor ainda, com um pano de microfibra ou uma camiseta macia.
Isso evita o atrito que pode estressar o cabelo vulnerável e não prenda o cabelo com um elástico quando estiver molhado, pois isso pode causar quebra.
Máscaras capilares reparadores e hidratantes:
As máscaras capilares são as operações especiais do condicionamento, eles contêm altas concentrações de ingredientes reparadores e hidratantes, como vitaminas, óleos e elementos de origem natural.
Eles também são mais espessos do que os condicionadores comuns, então, quando você os aplica no cabelo úmido, eles permanecem no lugar.
Isso dá a essas fórmulas tempo para penetrar mais profundamente na superfície do cabelo e preencher as lacunas e cortes que se desenvolvem na superfície do cabelo danificado.
As máscaras continuam funcionando mesmo depois de enxaguadas.
Portanto, encontre uma máscara adequada para o seu tipo de cabelo, por exemplo, com coloração ou extra áspero e rebelde.
Use sua máscara de tratamento capilar duas vezes por semana ou mais, fielmente. E não tenha pressa pois quanto mais tempo você deixar a máscara, mais eficaz será.
Obtenha tratamentos profissionais:
Às vezes, um regime que você faz no seu cabelo simplesmente não é suficiente para cabelos extremamente danificados, isso é quando você pode precisar trazer os profissionais.
Os tratamentos capilares profissionais no salão contêm a maior concentração possível de ingredientes ativos.
Eles têm como alvo qualquer tipo de dano ao cabelo, desde fios processados ou fracos, até cabelos que precisam de uma mega infusão de umidade.
Seu estilista normalmente aplicará um tratamento de danos ao cabelo diretamente na tigela do shampoo e, como essas fórmulas são tão concentradas, você verá e sentirá uma transformação imediatamente!
Sele a cutícula do cabelo:
Uma das razões pelas quais os danos ocorrem quando você colore ou clareia o cabelo tem a ver com o processo de serviços químicos.
Para que a cor do cabelo ou os clareadores funcionem corretamente, eles devem afrouxar as ligações estruturais do seu cabelo.
Uma vez que as ligações capilares ficam comprometidas, seu cabelo fica mais suscetível à quebra, ressecamento e danos.
Ao adicionar fórmulas especiais de preservação de ligação à sua cor de cabelo e clareador, pode evitar a destruição da ligação.
Além disso, essas fórmulas também adotam medidas preventivas para inibir danos futuros.
Seja gentil ao usar shampoo:
O primeiro passo que todos devem tomar ao tratar o cabelo super processado é ser gentil com os fios durante a lavagem e evitar esfregar com muita força.
Quando você lava o cabelo, você realmente quer focar o produto e sua ação de esfoliação nas raízes.
Se você esfregar as pontas ou esfregar os cabelos com muita força, causará danos às cutículas, pois o cabelo pode ser mais vulnerável quando molhado.
Como recuperar o cabelo danificado:
Recuperar o cabelo danificado é muito importante tratar a queda de cabelo, fortalecer e proteger os fios.
Além disso, Donna Hair é um produto 100% natural e que não apresenta efeitos colaterais, ele é repleto de vitaminas e minerais.
Essas vitaminas e minerais são capazes de reduzir em até 95% a queda dos fios, traz o fortalecimento, volume e brilho para seus cabelos.
Ele também aumenta o fluxo sanguíneo, acelerando o crescimento do cabelo.
Além de ajudar na hidratação, nutrição e restauração aos fios, além de fortalecer e proteger as unhas.
O Donna Hair também melhora a aparência natural dos fios deixando seus cabelos mais sedosos, macios, com brilho e movimento.
Contudo, o Donna Hair é um produto formulada para todos os tipos de cabelos, e a atuação das vitaminas acontece de dentro para fora dos fios, independente do tipo de cabelo.
No entanto, ao tomar este suplemento irar acabar com a queda de cabelo, cabelos ressecados, frizz, oleosidade excessiva e unhas quebradiças sem vida.
Vale ressaltar que os resultados do Donna Hair variam de metabolismo para metabolismo.
No entanto, na primeira semana de tratamento você já perceberá os primeiros resultados, uma redução significativa da queda de cabelo, além de fios mais fortes, saudáveis e brilhantes.
Além disso, é importante orientar que os melhores resultados são realmente dentro do prazo de término do tratamento que dura de 2 a 3 meses.
Sofrendo com queda de cabelo? continue lendo.
Já imaginou um produto que possa lhe combate em até 95% a queda de cabelo e ainda lhe proporcionar outros benefícios. Após intensas pesquisas e testes controlados, desenvolvemos uma SOLUÇÃO 100% NATURAL que:- reduz em até 95% a queda dos fios,
- acelera em até 7x o crescimento do seu cabelo,
- preveni e combate os cabelos ressecados,
- Frizz,
- oleosidade excessiva,
- cabelos e unhas quebradiças,
- evitando assim que seus cabelos sejam finos, fracos e sem vida.
Deixe um comentário