Estas são as melhores dicas e formas para diminuir a oleosidade excessiva do cabelo sem causar danos aos fios.
Além disso, o cabelo saudável produz uma certa quantidade de sebo, ou óleo, como forma de hidratar o couro cabeludo e proteger o cabelo.
A quantidade de óleo que você produz varia de acordo com seu tipo de cabelo, seus hábitos de higiene e outros fatores de estilo de vida.
No entanto, as vezes, esse óleo natural pode se acumular no cabelo, especialmente na raiz.
Isso dá ao seu cabelo uma aparência escorregadia que algumas pessoas acham que parece suja.
Além disso, se você acha que seu cabelo pode estar mais oleoso do que deveria, continue lendo.
Este artigo abordará as causas do cabelo oleoso, formas que podem controlar a produção de óleo e alguns remédios caseiros para reduzir o excesso de óleo em seu cabelo.
O que comer para evitar cabelos oleosos:
Sua dieta pode ter um impacto direto na condição do seu cabelo, então tente evitar o óleo em sua ingestão diária de alimentos e aumente sua ingestão diária de frutas e vegetais.
Além disso, consuma alimentos ricos em vitamina B que ajuda a regular a quantidade de sebo produzida.
Como peixes, carnes magras, aves, feijão e vegetais de folhas verdes, o zinco também é uma combinação ideal de vitaminas B6 e B2.
O óleo é uma condição de saúde do couro cabeludo ou do cabelo?
Para muitas pessoas, o cabelo oleoso não causa nenhum problema, pois o óleo é o sebo hidratar os folículos capilares e o cabelo à medida que sai.
Já o excesso de óleo no couro cabeludo oleoso é terreno fértil para a caspa.
Além disso, a caspa só pode se produzir com óleo, portanto, caso não houver acúmulo de óleo no couro cabelo, a caspa nunca poderá ser produzida.
O que causa oleosidade excessiva do cabelo:
Antes de nos aprofundarmos em como gerenciar adequadamente o cabelo oleoso, é importante primeiro entender o que o causa.
O cabelo oleoso é frequentemente causado por um acúmulo de excesso de sebo, que é um óleo natural produzido dentro de nossas glândulas sebáceas.
Embora nosso corpo geralmente seja capaz de dizer exatamente quanto óleo precisa produzir para manter nossa pele saudável e hidratada.
Ás vezes ele é sobrecarregado, resultando em uma superprodução que pode deixar nossa pele e cabelos com excesso de óleo.
Além disso, isso é causado por fatores internos, como um desequilíbrio hormonal, enquanto outras vezes pode ser um resultado direto de sua rotina diária de beleza.
A frequência com que você lava o cabelo, os tipos de produtos que usa e como penteia o cabelo podem contribuir para a oleosidade.
Outros fatores que podem resultar a oleosidade excessiva do cabelo:
Lavagem excessiva:
Uma causa um tanto inesperada de cabelos oleosos é o excesso de lavagem.
Toda vez que você lava o cabelo com shampoo, ele envia ao couro cabeludo o sinal para produzir mais sebo.
Se você está lavando o cabelo com muita frequência, seu couro cabeludo recebe a mensagem de que precisa estar em excesso de produção de óleo.
Isso pode resultar em acúmulo de oleosidade no couro cabeludo.
Tipo de cabelo:
Além disso, o tipo de cabelo também influencia bastante, por exemplo, o cabelo liso é especialmente propenso a acumular óleo.
Isso ocorre porque a haste do cabelo não tem textura ou ondulação, então o óleo desliza diretamente pela haste do cabelo e se acumula em toda a sua cabeça.
Às vezes, exercícios intensos, uso excessivo de produtos capilares ou até mesmo sair com umidade ou calor excessivos podem desencadear um dia de cabelo oleoso.
Produtos:
Além disso, outra causa de cabelos oleosos é o tipo de produtos que você usa.
O sebo é um tipo de óleo, o que significa que simplesmente lavá-lo com água não o quebra.
Portanto, lavar o cabelo apenas com água ou pular a etapa do shampoo e usar apenas condicionador pode permitir que o óleo se acumule.
Embora possa não ser fácil identificar o óleo quando o cabelo está secando, ele rapidamente parece oleoso novamente apenas algumas horas depois.
Isso porque apenas certos ingredientes, encontrados na maioria dos shampoo, podem quebrar o óleo que se acumula no cabelo.
Tipos de shampoos para cabelos oleosos:
Existem shampoos especiais que fazem um trabalho especialmente bom de limpar o cabelo do óleo.
Quando o excesso de sebo for dissolvido, você notará que seu cabelo permanece fresco, limpo e sem óleo por mais tempo.
Alguns shampoos recomendados por especialistas para cabelos oleosos incluem:
– Shampoo Terapêutico Neutrogena T/Sal: Este shampoo é muito apreciado pelos especialistas porque contém ácido salicílico como ingrediente ativo.
Além disso, o ácido salicílico decompõe o óleo na cabeça e no couro cabeludo melhor do que os xampus comuns.
– Shampoo balanceador Aveda Scalp Benefits: O shampoo da Aveda visa limpar o couro cabeludo com ingredientes como equinácea e sálvia.
Esses ingredientes visam refrescar o couro cabeludo, limpar as células mortas da pele e deixar os poros e as glândulas sudoríparas sob o cabelo livres de obstrução.
– Shampoo Chi Tea Tree Oil: A marca Chi é conhecida por produtos que protegem e fortalecem a cutícula do cabelo, mesmo quando o cabelo foi danificado pelo calor.
Este shampoo de tratamento de óleo não é diferente, pois o óleo da árvore do chá se decompõe e lava o óleo e os detritos do couro cabeludo.
– Shampoo Redken Scalp Relief Oil Detox: A versão de Redken para um shampoo para cabelos oleosos visa fazer uma limpeza profunda do couro cabeludo.
Além disso, o óleo de eucalipto e a casca de frutas cítricas fazem parte do que faz este shampoo funcionar para resolver problemas de caspa e tratar um couro cabeludo oleoso.
Dicas para diminuir a oleosidade excessiva do cabelo:
Cada tipo e textura de cabelo tem necessidades diferentes e requer tratamento diferente, mas essas dicas vão te ajudar a começar e no caminho certo.
Faça esfoliação no couro cabeludo:
Para ajudar a reduzir ainda mais o acúmulo de óleo no couro cabeludo, é importante implementar uma esfoliação ou esfoliante no couro cabeludo em sua rotina de cuidados com os cabelos uma ou duas vezes por semana.
Além disso, procure algo que consista em texturas finamente moídas, como o açúcar.
Certifique-se de aplicar no couro cabeludo molhado, pois a água atuará como um transportador para o produto.
Ao aplicá-lo, certifique-se de também fazer pequenos movimentos circulares com as pontas dos dedos (nunca com as unhas).
Faça massagem suavemente o esfoliante no couro cabeludo, assim como faria com um esfoliante facial.
Além disso, você também pode fazer seu próprio esfoliante.
Para isso, misture duas colheres de sal marinho, duas colheres de suco de limão e duas colheres de azeite.
O sal ajuda a livrar o couro cabeludo de qualquer pele morta, sujeira ou acúmulo, enquanto o azeite de oliva ajudará a fornecer aos fios uma dose saudável de hidratação.
Use shampoo de bebê:
Se você não está pronto para investir em um shampoo especializado para reduzir a oleosidade, tente usar um shampoo suave feito para o couro cabeludo sensível de bebês e crianças pequenas.
Os ingredientes desses produtos devem dissolver o óleo em sua cabeça sem fazer com que seu couro cabeludo produza sebo extra.
Lave o cabelo com mais (ou menos) frequência:
Tente passar um ou dois dias entre as lavagens se estiver acostumado a lavar todos os dias e veja se isso faz diferença.
Além disso, se você lava o cabelo apenas duas ou três vezes por semana, ou espera até depois de um treino suado ou um dia úmido para lavar o cabelo, tente lavá-lo com mais frequência.
Pule a escovação entre as lavagens:
Toda vez que você escova o cabelo, está arrastando sebo e suor do couro cabeludo para a cutícula do cabelo.
Portanto, quando você distribui o óleo por todo o cabelo, seu couro cabeludo produz mais.
O ideal é escovar menos para manter a situação do óleo no mínimo.
Evite usar alisadores:
Semelhante a escovar o cabelo, alisar o cabelo move o óleo por toda a cutícula do cabelo.
Os alisadores de cabelo e outras ferramentas quentes para o cabelo também aplicam calor perto da raiz do cabelo, o que pode acionar as glândulas sudoríparas.
Troque suas fronhas:
Lembre-se de lavar as fronhas com frequência, uma vez por semana é uma boa regra.
Caso contrário, toda vez que você vai para a cama, você está deitado no óleo e no suor do seu cabelo do dia anterior.
Portanto, certificando-se de que suas fronhas estejam tão limpas quanto possível.
Lave o cabelo com um shampoo sem sulfato:
A maioria dos shampoos contém detergentes com espuma chamados sulfatos que podem limpar demais e secar o couro cabeludo.
Para os primeiros usos de um shampoo de sulfato, seu cabelo pode parecer completamente limpo, mas com o tempo.
Pois o seu couro cabeludo pode produzir óleo em excesso para compensar o ressecamento.
Portanto, para manter a oleosidade no mínimo, opte por fórmulas de shampoo suaves e sem sulfato para limpar seus fios sem retirar do couro cabeludo ou do cabelo os óleos necessários para um cabelo forte e saudável.
Aplique o condicionador da maneira certa:
O condicionador não é apenas bom para cabelos oleosos, mas também necessário, pois fornece uma dose saudável de hidratação, nutrição e proteção.
No entanto, é necessário encontrar um que funcione para suas necessidades individuais de cabelo.
Mude sua escova:
Escovar o cabelo oleoso só vai piorar, o fato é que, com a escova certa pode remover e distribuir um pouco desse óleo para que suas raízes pareçam menos oleosas.
Escovas de cerdas de javali ou escovas de cerdas falsas de javali, são uma opção particularmente boa para aqueles com raízes oleosas.
Pois as fibras ajudam a pegar e distribuir os óleos naturais por todo o cabelo.
Apenas certifique-se de que você não está escovando demais, pois isso pode realmente estimular a produção de óleo.
Como é o caso com a maioria das coisas na vida, é tudo uma questão de encontrar o equilíbrio certo.
Não toque no seu cabelo:
Pode não parecer grande coisa, mas todo aquele giro de dedo e ajuntamento que você faz ao longo do dia pode realmente afetar a aparência do seu cabelo.
Isso porque, assim como o cabelo, as pontas dos dedos e o rosto também produzem oleosidade.
Que pode ser facilmente transferida para o cabelo, piorando ainda mais o problema da oleosidade.
Maneiras para tratar o cabelo oleoso:
Às vezes, um bom e velho remédio caseiro usado em conjunto com os produtos adequados para o cuidado do cabelo pode ajudá-lo a se livrar do cabelo oleoso para sempre.
Portanto, para recuperar o couro cabeludo oleoso, experimente estes remédios caseiros:
Aloe vera:
A aloe vera ou babosa é uma planta que possui propriedades que beneficia a pele e o cabelo.
Tente usar uma quantidade generosa de aloe vera como máscara capilar uma vez por semana para acalmar o couro cabeludo oleoso.
Além disso, a adicionar hidratação natural e ajudar a remover o acúmulo de produtos que podem causar cabelos oleosos.
Devido aos efeitos refrescantes e anti-inflamatórios do aloe vera, muitos de nossos produtos são formulados com suco orgânico de folhas de aloe vera.
Vinagre de maçã:
Muitas pessoas defendem os benefícios do vinagre de maçã, não apenas para controlar o peso e tratar a acne, mas também para combater o cabelo oleoso.
Experimente um enxágue com cidra de maçã uma vez por semana para ajudar a se livrar do acúmulo e do couro cabeludo oleoso e redefinir o nível de pH do couro cabeludo.
No entanto, certifique-se de diluir adequadamente o vinagre de maçã com água antes de enxaguar!
Óleo de alecrim:
Um dos ingredientes naturais mais versáteis que existem, o óleo de alecrim é extremamente útil para lidar com cabelos oleosos.
Além disso, as suas propriedades poderosas podem ajudar a aliviar a coceira, interromper a produção excessiva de óleo e reduzir a inflamação ao redor dos folículos capilares.
Mesmo aqueles com couro cabeludo sensível podem aproveitar os benefícios de um enxágue rápido com óleo de alecrim. O cabelo oleoso vai embora!
Como diminuir a oleosidade excessiva do cabelo:
Uma outra forma para diminuir a oleosidade excessiva do cabelo é o uso de suplemento natural como por exemplo o Donna Hair.
O Donna Hair é um produto 100% natural que ajuda a diminuir oleosidade excessiva evitando assim que seus cabelos sejam finos, fracos e sem vida.
Este suplemento também ajuda reduzir a queda dos fios, acelera o crescimento e fortalece o cabelo.
Ele aumenta o fluxo sanguíneo, dar volume e brilho para seus cabelos.
O Donna Hair também ajuda na hidratação, nutrição e restauração aos fios, além de fortalecer e protege as unhas.
Além disso, o Donna Hair é a melhor vitamina capilar formulada para todos os tipos de cabelos.
No entanto, independente do tipo de cabelo a atuação das vitaminas acontece de dentro para fora dos fios.
Os benefícios do Donna Hair incluem:
– Diminui a oleosidade excessiva do cabelo;
– Melhora Aparência do cabelo
– Reduz o frizz;
– Diminui em até 95% a queda de cabelo;
– Fortalece as suas unhas;
– Crescimento até 6X mais rápido;
– Potencializado com Silício Inteligente;
– Cabelos saudáveis e brilhantes;
– Recuperação de danos externos;
– Fonte das melhores vitaminas e minerais.
Sofrendo com queda de cabelo? continue lendo.
Já imaginou um produto que possa lhe combate em até 95% a queda de cabelo e ainda lhe proporcionar outros benefícios. Após intensas pesquisas e testes controlados, desenvolvemos uma SOLUÇÃO 100% NATURAL que:- reduz em até 95% a queda dos fios,
- acelera em até 7x o crescimento do seu cabelo,
- preveni e combate os cabelos ressecados,
- Frizz,
- oleosidade excessiva,
- cabelos e unhas quebradiças,
- evitando assim que seus cabelos sejam finos, fracos e sem vida.
Deixe um comentário