Dicas para ajudar a prevenir e reparar cabelos danificados, pois esta condição capilar pode levar a pontas duplas, cabelos secos e quebradiços, um estilo geral sem brilho e sem vida e provavelmente um pouco de frizz extra.
Antes de começar a reparar seu cabelo danificado, você tem que admitir que provavelmente tem um problema.
Se você está vendo algumas de suas pontas se dividindo, ou está demorando uma eternidade para secar o cabelo, ele pode estar levemente danificado.
No entanto, se a escova ou o piso do banheiro tiverem mais cabelos do que a cabeça, provavelmente é uma quebra devido a danos químicos.
Não entre em pânico, é totalmente possível ajudar a curar alguns dos danos do cabelo, bem como evitar futuras quebras.
Prepare-se para introduzir cortes de cabelo regulares, alguns novos cuidados com o cabelo como máscaras capilares reparadoras, condicionador sem enxágue hidratante e tratamentos com óleo nutritivo.
Além disso, algumas pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença para a saúde do seu cabelo.
O que são cabelos danificados ?
Os danos ao cabelo ocorrem quando agressores ( fricção, calor e tratamentos químicos agressivos) atacam a camada externa protetora do cabelo também conhecida como cutícula, deixando rachaduras em seu exterior.
Uma vez rachada, a cutícula se levanta, fazendo com que seu cabelo pareça opaco, seco, crespo ou quebradiço, além de torná-lo mais propenso a danos e quebras.
Porém não se preocupe, toda a esperança não está perdida! Embora você não consiga reparar completamente o cabelo que já está danificado, ainda há muitas etapas que você pode tomar para ajudar a evitar que isso aconteça no futuro.
Causas mais comuns dos cabelos danificados:
Lavagem excessiva:
Lavar o cabelo com muita frequência é outra maneira de você não saber que está danificando o cabelo.
Além disso, o objetivo de lavar o cabelo é remover o acúmulo de óleo do couro cabeludo e limpá-lo.
Portanto, se você estiver lavando o cabelo com muita frequência (antes que ele tenha a chance de reabastecer seus óleos naturais), seu cabelo pode ficar muito seco.
Para evitar cabelos secos, recomendamos descobrir uma rotina de lavagem que funcione para você dependendo do comprimento, espessura e como você penteia o cabelo, mas tente evitar lavar o cabelo diariamente.
Escovação excessiva:
Assim como a escovação insuficiente, a escovação excessiva pode causar a quebra do cabelo na forma de pontas duplas ou danos maiores do que isso.
Além disso, se seu cabelo está sendo escovado constantemente, é provável que haja muito atrito, com muita frequência.
Você pode ajudar a impedir a quebra do cabelo minimizando a frequência com que escova o cabelo.
Usando muito calor:
A primeira coisa a ter em mente é usar ferros de ondulação e chapinhas que tenham uma opção de ajuste de calor.
Lembre-se de que cabelos finos e frágeis devem usar a temperatura mais baixa e que o tempo médio que você precisa para segurar um cacho é de 5 a 10 segundos.
Uma dica útil para evitar danos causados pelo calor ao seu cabelo é começar usando uma temperatura baixa e menos tempo e aumentar gradualmente, se necessário.
Algo a ter em mente é que o calor altera as ligações de hidrogênio que mantêm o cabelo unido, o que significa que danos permanentes ao cabelo podem ocorrer se você usar calor diariamente.
Os rolos de cabelo também são um ótimo método sem calor para modelar o cabelo.
Você pode criar mais volume, ondas e cachos dependendo do tamanho dos seus rolos de cabelo.
Penteados apertados:
Embora rabos de cavalo e tranças sejam uma maneira divertida e criativa de mudar seu visual.
Estes são considerados penteados apertados que podem realmente ser prejudiciais ao seu cabelo por causa do puxão constante do couro cabeludo.
Recomendamos evitar ter o cabelo preso o tempo todo e, como alternativa, tente abraçar o cabelo natural para baixo.
Escovar o cabelo molhado:
Na verdade, secar com toalha e escovar o cabelo molhado pode aumentar a chance de quebra.
Trocar a toalha de cabelo por um material mais macio (como um pano usado em uma camisa) é melhor, pois é menos agressivo para o cabelo.
E também, certifique-se de optar por um pente de dentes largos em vez de uma escova ao desembaraçar o cabelo molhado, ou uma escova molhada.
O que causa a quebra do cabelo:
Uma das principais causas de quebra é como você estiliza seu cabelo.
Coisas como escovar e pentear agressivamente, dormir em cabelos molhados ou tecidos ásperos que criam fricção.
Puxar constantemente seus fios em estilos que são muito apertados e estilo de calor são algumas das principais razões pelas quais o cabelo quebra.
Além disso, a tensão no eixo do cabelo pode causar inflamação na raiz, e esses surtos realmente enfraquecem os fios e, eventualmente, esses pedaços de cabelo podem quebrar.
Dicas para ajudar a prevenir e reparar cabelos danificados:
Mantenha o cabelo hidratado:
Além disso, uma das principais razões pelas quais seu cabelo está quebrando pode ser que você não está aplicando umidade suficiente no cabelo.
Portanto, é especialmente importante seguir esta regra se o seu cabelo for seco, porque é propenso a se tornar quebradiço e quebrar.
Por esta razão, tire um tempo para cuidar do seu cabelo.
Use um selador de pontas duplas diariamente:
Certifique-se de usar um condicionador leave-in nutritivo que ajuda a suavizar e selar as pontas duplas logo após desembaraçar e como um revigorante de cachos entre as lavagens.
Use um hidratante pré-lavagem:
Dê ao seu cabelo uma dose extra de umidade no dia da lavagem, saturando os fios com um condicionador rico e deixando-o descansar por cerca de 10 minutos antes de lavar com shampoo.
Vá com calma no calor:
Além disso, secar o cabelo com secador e chapinha regularmente pode prejudicar os fios.
Portanto, tente confiar em ferramentas sem calor, como hastes flexíveis ou rolos de cabelo, sempre que possível.
Se você absolutamente precisar usar calor, certifique-se de aplicar um protetor térmico e, em seguida, use ferramentas em uma configuração de baixa temperatura.
Shampoo corretamente:
Não só é fundamental usar um shampoo sem sulfatoque não tem produtos de limpeza ásperos que ressecam o cabelo, mas onde você o usa é igualmente importante.
Quando precisar, o shampoo deve ser aplicado apenas no couro cabeludo e não nas hastes do cabelo.
Embora você possa ter um acúmulo excessivo de produtos em seus fios, a maioria estará no couro cabeludo.
O limpador residual que acaba em seus fios enquanto você lava é suficiente para quebrar qualquer sujeira e resíduo de produto no resto do seu cabelo.
Em geral, encontrar um shampoo que tenha hidratantes para o seu tipo de cabelo é fundamental para ajudar a proteger a haste capilar e limpar o couro cabeludo.
Escolha um shampoo formulado para o seu tipo de cabelo:
Muitos shampoos têm ingredientes semelhantes a detergentes chamados sulfatos para remover o excesso de sujeira e óleo, mas podem danificar o cabelo.
Além disso, procure fórmulas que digam “sem sulfato” e liste dimeticona como ingrediente.
Lave menos o cabelo:
Os óleos naturais do couro cabeludo ajudam a reduzir os dano. Tente adicionar um ou dois dias extras entre as lavagens, idealmente, ele sugere ensaboar apenas duas ou três vezes por semana, mas até pular um dia ajudará.
Proteção solar:
O cabelo também precisa de proteção contra o sol não apenas a sua pele. Os raios UV, o cloro da piscina, o suor e a água dura no chuveiro levam a cabelos danificados antes mesmo de suas férias de verão terminarem.
Seja gentil com seu cabelo:
A maioria das pessoas realmente não presta atenção em como tratam seus cabelos.
Forçando um pente apertado no cabelo emaranhado e arrancando pedaços de nós.
Frequentemente optando por tinturas caseiras para mudar a cor do cabelo em vez de ir ao salão.
Usando xampus e condicionadores pesados que deixam um resíduo hermético no couro cabeludo, causando coceira, ressecamento e irritação.
Proteção térmica:
Você sabia que ferramentas de aquecimento, como secadores de cabelo, ferros de ondulação e chapinhas são alguns dos maiores culpados quando se trata de danos ao cabelo?
A culpa não pode ser colocada apenas neles, pois o verdadeiro dano acontece quando não protegemos nossos cabelos adequadamente do calor.
Portanto, nunca economize em produtos capilares com proteção térmica que criam uma barreira leve entre a fibra capilar e a ferramenta de penteado aquecida.
Seu cabelo ficará mais saudável e seu penteado durará mais.
Escovar de cima para baixo:
Outra ótima dica ao escovar o cabelo é começar de baixo e gradualmente subir.
Quando você começa a desembaraçar de cima, você encontrará muito mais embaraçamento do que se começasse de baixo e literalmente arrancasse o cabelo.
Além disso, escovar de baixo para cima é ideal para evitar a quebra do cabelo.
Tratamentos para cabelos danificados:
Tratamento profundo:
Uma das soluções rápidas mais fáceis para a quebra do cabelo é bombear a umidade de volta com uma máscara capilar ou tratamento de condicionamento profundo.
Outro tratamento para quebra do cabelo é aplicar um soro e fazer um vapor no cabelo para ajudar a devolver a umidade e a elasticidade que o cabelo precisa para não quebrar ao primeiro sinal de ressecamento.
Mude para uma co-lavagem:
Se o seu cabelo estiver mais seco como a maioria dos cabelos cacheados considere reduzir o uso do xampu em favor da co-lavagem .
Além disso, o cabelo seco não se dá bem com os produtos de limpeza que dissolvem o óleo que até os shampoos mais suaves tendem a ter.
Entretanto, um condicionador de limpeza será ainda mais suave em seu cabelo.
Utilize óleos:
Procure os óleos capilares para ajudar a prevenir a quebra do cabelo, você quer um hidratante que possa realmente entrar no eixo do cabelo, então evite espalhar qualquer óleo de cabelo antigo em cima de suas madeixas.
Existem alguns óleos que podem realmente entrar em cada fio para nutrir e hidratar, e há aqueles que servem para selar a umidade.
Uma vez que você esteja claro sobre a diferença entre os dois, você poderá escolher o tipo certo de óleo.
Apare regularmente:
Além disso, cortar o cabelo regulamente ajuda reparar os danos nas pontas do cabelos como pontas duplas, secura e frizz.
Nutrir o cabelo com azeite extra virgem:
O azeite não é apenas para os seus pratos de massa, ele também é amplamente conhecido entre os aficionados de cuidados com os cabelos que pode fazer maravilhas em seu cabelo.
O azeite é um ótimo emoliente para amaciar e nutrir o cabelo, ele também é rico em vitamina E, e suas moléculas são pequenas o suficiente para penetrar no fio do cabelo.
Além disso, o azeite de oliva pode ajudar a restaurar a umidade e a elasticidade dos cabelos secos e danificados.
No entanto, antes de usar este óleo aqueça uma pequena quantidade de azeite nas palmas das mãos e amassar nas áreas danificadas do cabelo, do meio às pontas.
Deixe o azeite por 20 a 30 minutos (você pode enrolar o cabelo em uma toalha durante esse tempo, se quiser), depois lave e condicione como de costume.
Como ajudar a prevenir e reparar cabelos danificados:
Para prevenir e recuperar os cabelos danificados é necessário adotar essas dicas mencionadas a cima de como hidratar e recuperar o cabelo danificado.
Além disso, é importante também o uso de suplemento capilar como por exemplo o Donna Hair.
O Donna Hair é um produto formulada para todos os tipos de cabelos, inclusive para cabelos danificados com frizz e com queda de cabelo.
Este suplemento possui a atuação das vitaminas acontece de dentro para fora dos fios, independente do tipo de cabelo.
No entanto, este suplemento também melhora a aparência natural dos fios deixando seus cabelos mais sedosos, macios, com brilho e movimento.
Os resultados do Donna Hair variam de metabolismo para metabolismo.
Na primeira semana de tratamento os resultados são uma redução significativa da queda de cabelo, além de fios mais fortes, saudáveis e brilhantes.
Além disso, o Donna Hair também é rico em nutrientes como peptídeos de colágeno hidrolisado, metionina, cisteína, silício orgânico, ácido hialurônico.
Ele também é rico em vitamina A, biotina, vitamina E, vitamina C, vitamina D, vitamina B6, vitamina B12, ácido fólico, ferro, cromo, selênio, cobre e o melhor de tudo é que não contém glúten.
Sofrendo com queda de cabelo? continue lendo.
Já imaginou um produto que possa lhe combate em até 95% a queda de cabelo e ainda lhe proporcionar outros benefícios. Após intensas pesquisas e testes controlados, desenvolvemos uma SOLUÇÃO 100% NATURAL que:- reduz em até 95% a queda dos fios,
- acelera em até 7x o crescimento do seu cabelo,
- preveni e combate os cabelos ressecados,
- Frizz,
- oleosidade excessiva,
- cabelos e unhas quebradiças,
- evitando assim que seus cabelos sejam finos, fracos e sem vida.
Deixe um comentário